Planilha de orçamento e fluxo de caixa

O primeiro passo para ter uma vida financeira equilibrada é entender seus gastos. Pensando nisso, fiz uma planilha de orçamento e fluxo de caixa para te ajudar a ter uma visão mensal de sua rotina de gastos

Para baixar, clique aqui.

Nesta primeira parte, você colocará sua previsão de renda (aquilo que você imagina que irá receber pelos próximos meses) e, em cada mês, colocará na coluna movimento o que realmente recebeu.

Nesta coluna, preencha sua previsão de gastos. Ela te ajudará a entender e até mesmo a eliminar gastos desnecessários ou excedentes à medida que preencher seus gastos reais na coluna movimento. Você perceberá que coloquei um espaço para cada mês do ano para facilitar seu controle.

Vale destacar que a coluna de previsão corresponde ao orçamento projetado para o mês em questão. Já a coluna de movimento corresponde ao fluxo de caixa que efetivamente ocorreu ao longo do mês.

Por fim, temos a coluna P-M, que nada mais é do que a diferença entre previsão (orçamento) e movimento (fluxo de caixa). Nela você entenderá se cumpriu o que provisionou ou não.

Se a resposta foi negativa, você terá excedido seu teto de gastos. Se o valor for igual a zero, significa que gastou exatamente o que tinha estipulado e se o valor foi positivo, você não chegou a gastar toda previsão.

Aqui cabe ressaltar a importância de um bom planejamento para o sucesso nesse controle. Além disso, é fundamental conhecer suas metas e objetivos pra construir um orçamento equilibrado.

Se você gostou, salve e compartilhe com seus amigos.