Já pensou em fazer uma compra e ter parte do seu dinheiro de volta? Pois é, essa moda que já é antiga nos EUA chegou há alguns anos no Brasil e agora está se popularizando.
O que é cashback?
O natural é que, quando você faz uma compra, você apenas gaste. Ao utilizar um destes sites de cashback, eles irão te direcionar para a loja desejada. Lá será feita a compra e o pagamento. Obviamente eles recebem uma comissão e é parte disto que retorna. É como se eles estivessem dividindo a comissão com o consumidor.
Apesar de numa primeira impressão parecer que cashback é desconto, as duas coisas não são sinônimas. Geralmente o benefício aparece em dinheiro na conta corrente do cliente ou é transformado em bônus para consumação dos produtos disponíveis no site ou aplicativo.
1. Méliuz
A Méliuz é hoje a maior empresa de cashback do Brasil e parceira de grandes lojas online e estabelecimentos físicos do Brasil. Ao comprar com Méliuz, você recebe em dinheiro uma parte do valor gasto.
Para ganhar cashback pela internet, é preciso entrar no aplicativo ou site Méliuz, se cadastrar gratuitamente, escolher a loja, ativar o cashback e fazer a compra normalmente no site da loja que será aberto automaticamente.
Após acumular R$20,00, basta solicitar o resgate para sua conta corrente ou poupança através do site ou aplicativo.
2. Beblue
O Beblue, juntamente com a Méliuz, é uma das empresas mais populares de cashback do Brasil. A principal diferença entre os dois sistemas é que o Beblue só está disponível em lojas e estabelecimentos físicos.
Para ganhar o cashback você precisa se cadastrar no aplicativo informando seu CPF e efetuar a compra numa loja física credenciada. Lá haverá a máquina Beblue, onde você digitará seu CPF. Vale informar que o equipamento aceita cartões de débito e crédito das bandeiras Visa, Elo, Master e Hipercard.
3. PicPay
O Picpay não é um sistema exclusivo de cashback. Na verdade, esta sua funcionalidade é a menos explorada.
Após se cadastrar como pessoa física ou para fins comerciais, você perceberá que ele funciona quase como uma rede social.
Através do próprio aplicativo, é possível pagar qualquer pessoa que também seja usuária do sistema, pagar estabelecimentos que sejam credenciados com a maquininha Cielo ou até mesmo pagar boletos, e seu perfil fica ativo para receber também.
Um ponto que é interessante é que o saldo que tiver na conta rende 100% do CDI.
Voltando ao assunto principal, no Picpay, o cashback só é válido quando ativado por alguma promoção. Normalmente eles enviam uma notificação informando os prazos e regras da promoção.
Em tempo… E o Nubank?
O Rewards é muitas vezes confundido com sistemas de cashback, como esses citados acima. Ele é um programa pago, oferecido para clientes Nubank. Ele transforma cada real gasto em pontos e não em valores monetários.
Na hora de utilizar, é possível pagar, com estes pontos acumulados, parceiros descritos na fatura, com a ressalva que agora nesta conversão 1 ponto não é igual a R$1,00.